CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL

Você sabia?
Que cada pessoa produz em média de 800 gramas a 1kg ou de 4 a 6 litros de lixo por dia? Se vivermos uma média de 75 anos, o volume chegaria a 27 toneladas de lixo. Em média no Brasil, são geradas, mais de 210 mil toneladas de lixo por dia. Sendo, que de 30% a 40% desse montante poderia ser reciclado.
Agora imagine, um condomínio com dezenas ou centenas de condôminos, o quanto de lixo é gerado. E se pudéssemos diminuir essa quantidade de lixo com a prática seletiva de resíduos?
Como fazer a coleta seletiva desses resíduos em seu condomínio?

A Associação Brasileira dos Condomínios (Abracond) aponta três importantes questões a serem observadas antes de iniciar a coleta.
1º Local de armazenamento:
É necessário fazer uma avaliação na quantidade de condôminos e a quantidade (em média) de lixo que é gerado por eles. Após essa avaliação verificar o melhor local para fazer o armazenamento, estando atento sobre o tamanho para armazenamento e se está em local permitido conforme as normas do bombeiro. O local de armazenamento deve estar sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de animais (rato, barata, mosquitos e outros animais que possam contribuir para o surgimento de doenças).
2º Cuidado com papéis e plástico:
É preciso tomar muito cuidado com papéis e plástico, pois são materiais de alta combustão e que podem causar incêndios. Por conta disso, as seguradoras devem ser avisadas para que haja ressarcimento compatível com o acidente ocorrido. Se não houver o contato, a empresa seguradora pode alegar omissão por parte do condomínio, gerando mais problemas para todos os envolvidos.
3º Treinamento para os responsáveis:
Orientação e treinamento nunca são demais né? É necessário que os profissionais de limpeza e até mesmo os condôminos recebam treinamento e orientação de como fazer a separação e a retirada, lembrando que quem faz a retirada desses materiais devem estar com os EPI’s necessários para que não venha sofrer algum acidente ou que tenha algum machucado devido aos resíduos (materiais cortantes).
Após essas dicas da ABRACOND, é importante também saber como fazer a separação dos resíduos, para promover uma reciclagem correta e segura. Conforme, o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente as lixeiras são identificadas por cores, que são elas:
Azul
Papel e papelão;
Vermelho
Plástico;
Verde
Vidro;
Amarelo
Metal;
Preto
Madeira;
Laranja
Resíduos perigosos;
Branco
Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Roxo
Resíduos radioativos;
Marrom
Resíduos orgânicos;
Cinza
Resíduos em geral, não recicláveis, contaminados ou não, que não são possíveis separar.

Também os lixos podem ser denominados em:
Lixo Reciclável
Jornais, revistas, caixas de papelão e outros papéis limpos;
Garrafas, frascos e potes de plástico;
Latas de bebidas e alimentos;
Garrafas, potes, frascos e copos de vidro;
Parafusos, pregos, grampos, clipes e fios;
Sacos, sacolas ou plástico filme (limpos);
Canos, tubos e conexões;
Isopor.
Lixo Comum (que pode virar adubo)
Restos de alimentos (exceto carne e ossos);
Cascas, talos e folhas de frutas e legumes;
Cascas de ovos;
Pó de café e coador de papel.
Lixo Comum (Rejeitos)
Lixo sanitário;
Papéis engordurados ou sujos;
Bituca;
Esponjas e espuma de colchão;
Fezes de animais.
Lixos Especiais (com destinação específica)
Óleo de cozinha usado;
Pilhas e baterias;
Embalagens de agrotóxicos, combustíveis e remédios.
Após sabermos como fazer a separação dos lixos é necessário entendermos que nenhum lixo reciclável deve estar sujo ou com restos de comida etc... É necessário fazer uma limpeza e assim fazer o descarte. Diferente dos lixos comum (Rejeitos) e lixo comum que não é necessário fazer nenhuma limpeza antes do descarte.
Porque implantar a reciclagem no condomínio?
A separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, pois ela evita que muitos materiais recicláveis acabem em aterros ou lixões. A reciclagem economiza recursos naturais, evita a poluição do solo e da água.
Lucro por venda de resíduos recicláveis
O material coletado pode ser vendido aos centros especializados em reciclagem e o valor pode ser voltado para benfeitorias no próprio condomínio, beneficiando todos os condôminos.
Geração de renda para catadores
Os centros de reciclagem oferecem trabalho para catadores autônomos que executam a atividade de separação e reaproveitamento de resíduos, gerando uma renda para aqueles que fazem esse trabalho.
“Se não fosse o nosso trabalho como catadores,
muitos lixões e aterros estariam em tempo de vida esgotados”
Incentive esse processo! A natureza agradece.
Gostou de saber como instituir a reciclagem no seu condomínio e os benefícios que essa ação pode proporcionar? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e permita que seus amigos também adotem ações mais sustentáveis em prol do meio ambiente.
Fonte:
www.uol.com.br/eca/ultimas-noticias/2020/01/25
www.ecycle.com.br/coleta-seletiva-em-condomínios
